Início » Faz mal pular o café da manhã?
Saúde e Alimentação

Faz mal pular o café da manhã?

Será que faz mal pular o café da manhã? Provavelmente você conhece alguém que não come nada ao acordar. Geralmente, as razões para pular a refeição indicam falta de apetite, enjoo matinal e até a correria para trabalhar ou estudar.  No entanto, um novo estudo indica bons motivos para abandonar esse hábito e valorizar a primeira refeição do dia. De acordo com pesquisadores da Escola de Medicina Mount Sinai, nos Estados Unidos, essa prática pode aumentar o risco de doenças cardíacas e enfraquecer o sistema imunológico.

A conclusão foi baseada em uma pesquisa com camundongos que teve como objetivo avaliar os efeitos do jejum no organismo, desde períodos mais curtos, até as restrições mais rigorosas. Dessa forma, o método utilizado consistia em dividir dois grupos de camundongos — enquanto um dos grupos recebeu café da manhã, o outro permaneceu em jejum ao acordar, sendo que a primeira refeição era também a maior porção do dia.

Com isso, os pesquisadores analisaram amostras de sangue dos camundongos em três períodos diferentes — ao acordar, depois de 4 horas e depois de 8 horas.

Faz mal pular o café da manhã? Confira as conclusões do estudo 

Os resultados foram publicados na revista científica Immunity, indicando que os camundongos que ficaram em jejum apresentaram baixas quantidades de monócitos na corrente sanguínea. Os monócitos são substâncias do sistema imune que ajudam a defender o organismo de corpos estranhos. Além disso, eles também combatem infecções, doenças cardíacas e até câncer. No entanto, o outro grupo de animais que tomou café da manhã apresentou níveis mais altos da substância.

Outro aspecto interessante da pesquisa é que os dois grupos de camundongos apresentaram a mesma quantidade de monócitos ao acordar. Porém, depois de 4 horas, esse número reduziu drasticamente no grupo dos camundongos que ficaram em jejum. Com os passar do tempo, 90% das células de monócito desapareceram da corrente sanguínea. Já o grupo que tomou café da manhã, não apresentou alteração dessa taxa.

Por fim, os pesquisadores mantiveram os camundongos em jejum por 24 horas, e em seguida, alimentaram todos eles. Como resultado, os monócitos adormecidos voltaram à corrente sanguínea do grupo que estava com restrição alimentar, mas apresentando um novo problema: a distribuição rápida dos monócitos causou uma inflamação nos camundongos. Dessa forma, o grupo apresentou uma taxa menor de imunidade do corpo. Assim, ao invés de protegê-los contra infecções, as substâncias tornavam o organismo mais vulnerável e suscetível a problemas.

Fase de testes do combate à infecções 

Para avaliar a resposta do organismo desses camundongos, os pesquisadores infectaram os animais com uma bactéria que pode causar pneumonia após o jejum de 4 horas de alimentação. Por fim, os camundongos que estavam em jejum morreram mais cedo e em maior número, se comparado com o grupo que teve acesso à comida. A principal causa foi devido a inflamação nos pulmões.

Além disso, os pesquisadores divulgaram que algumas regiões do cérebro podem regular o comportamento dos monócitos, sendo que fatores como o estresse causado pelo jejum, podem impactar na função das células imunes.

Vale reforçar que para comprovar os novos achados, é necessário que outras pesquisas sejam realizadas para compreender os efeitos do jejum considerando o corpo humano.

Como ter um café da manhã saudável

Se você se convenceu que incluir o café da manhã na sua rotina é interessante, vale a pena investir em opções saudáveis e que proporcionem energia para começar o dia bem.

Para ter mais autonomia e fazer escolhas alimentares mais adequadas, a Dra.Marianna Magri, médica nutróloga, indica alguns prepatos simples, porém nutritivos. Por exemplo:

  • Crepioca;
  • Smoothies com frutas vermelhas (leite vegetal + morangos, blueberries e framboesa);
  • Tapioca ou pão sem glúten com pasta de amendoim ou pasta de frango/atum;
  • Café enriquecido com óleo de coco.

Além disso, incluir a preparação de sucos nutritivos, como o suco verde de abacaxi, maçã, couve e limão e acrescentar água de coco também é uma ótima opção.

Fonte: Vitat

About the author

Avatar

ESTETICASHOP

Add Comment

Click here to post a comment

DESTAQUE NO GUIA DE EMPRESAS

Blogueiras

Stephanie Braga

Stephanie Braga

Cirurgiã Dentista especialista estética facial
Proprietária Instituto Onze

Quezia Pio

Quezia Pio

Esteticista especializada em Ozonioterapia

Lorraine

Lorraine

Esteticista e Biomédica | Mentora da estética e beleza
🚀 Estrategista Digital

abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930