Início » O cabelo fala! O que seu cabelo tem a dizer sobre sua saúde?
Estética & Beleza

O cabelo fala! O que seu cabelo tem a dizer sobre sua saúde?

Um cabelo saudável, macio e brilhante é o que todos querem, não é mesmo? Porém, sabemos que nem sempre é assim que acontece. Caspas, queda, ressecamento podem dizer muito mais sobre a sua saúde do que apenas sinalizar problemas externos. Tais sintomas podem ser indicadores de outras anormalidades que ocorrem no organismo e que merecem atenção médica e o devido tratamento.

Neste artigo falaremos sobre algumas condições anormais no cabelo e couro cabeludo e suas possíveis causas. Acompanhe o artigo e saiba o que seu cabelo tem a dizer sobre sua saúde, porém frisamos aqui a importância de consultar um médico para realizar o diagnóstico correto do seu problema e orientar para o tratamento mais adequado.

Queda de cabelo

A queda de cabelo pode ter inúmeras causas, listamos de maneira sucinta alguns problemas que podem originá-la.

  • Distúrbios hormonais: os hormônios servem para garantir o equilíbrio do organismo, hipotireoidismo, síndrome do ovário policístico, entre outros, impedem os fios de desenvolverem o seu ciclo de maneira adequada.
  • Uso de medicamentos: alguns medicamentos, como por exemplo, estabilizadores de humor, remédios para baixar o colesterol, anticonvulsionantes, podem apresentar este efeito colateral indesejado cerca de três meses após o início do uso.
  • Estresse e problemas emocionais: quem sofre com problemas psicológicos pode ter alterações hormonais significativas que causam a queda dos fios.
  • Desnutrição e anemia: a falta de alguns nutrientes importantes para o crescimento capilar, como ferro, vitamina A, vitamina D, acaba prejudicando o fornecimento do material necessário para o desenvolvimento do fio.
  • Genética: muitos homens sofrem de alopecia androgenética, e com o avanço da idade começam a reparar no afinamento do fio e a consequente queda nas regiões frontais e na coroa, algo que também acomete algumas mulheres.
  • Doenças autoimunes: essa condição pode avançar para processos inflamatórios que impactam diretamente o couro cabeludo.
  • Síndrome metabólica, que inclui problemas diversos como diabetes, hipertensão, obesidade, triglicérides altos, pois impactam os vasos que irrigam o couro cabeludo.

Caspa e oleosidade excessiva

A caspa é uma forma mais branda de dermatite seborreica, ela nem sempre é causada por má higiene ou falta de lavagem dos cabelos, como erroneamente muitas pessoas acreditam. Ela tem origem na oleosidade excessiva do couro cabeludo, algumas pessoas são mais predispostas geneticamente a ter maior produção de sebo pela glândula sebácea, mas há outros fatores que podem incitar o problema.

Pode ser originada por condutas externas inadequadas, como higienização com água muito quente, acúmulo de produtos químicos no cabelo, uso frequente de chapéus e acessórios na cabeça.

Internamente, pode ser originada por fatores que merecem atenção, tais quais:

  • Má alimentação: o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e derivados do leite pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo.
  • Desregulação nos níveis hormonais: o funcionamento das glândulas sebáceas é regulado pelos hormônios, quando eles estão desajustados, há o descontrole glandular que faz o órgão produzir óleos em excesso, favorecendo a proliferação de fungos e a descamação. Normalmente, ocorre devido ao excesso de hormônios masculinos.   ·
  • Problemas emocionais: estresse e ansiedade podem aumentar o nível de cortisol no organismo, que por conseguinte aumenta a produção da glândula sebácea gerando mais oleosidade no couro cabeludo.

Ressecamento nos fios

O cabelo ressecado acontece quando as cutículas do fio estão abertas e pode ser originado por fatores externos, como exposição ao sol, piscina, cloro, água do mar, procedimentos químicos capilares, uso de ferramentas de calor como babyliss e chapinha, falta de hidratação nos fios. Internamente algo também pode estar errado, pois pode indicar deficiências nutricionais e desregulação hormonal.

Frizz

O frizz é causado por fatores externos. Quando a umidade entra em contato com cabelos danificados gera eletricidade estática que faz os fios se repelirem entre si.

Quebra

A quebra pode acontecer devido a processos físicos, químicos e mecânicos. Ocorre devido ao enfraquecimento da haste capilar, que pode se dar por questões internas ou externas, ou ambas simultaneamente. Em questões internas, assim como no caso do ressecamento capilar, pode ser ocasionada por desequilíbrio hormonal, ingestão inadequada de nutrientes, estresse e outros fatores.

Além da questão estética dos fios, é necessário pensar na saúde como um todo, pois muitas doenças preexistentes mostram sinais por meio do couro cabeludo e da qualidade dos fios. Caso você possua algum dos sintomas mencionados é importante que você busque ajuda de um profissional.

Fonte: Capellux

About the author

Avatar

ESTETICASHOP

Add Comment

Click here to post a comment

DESTAQUE NO GUIA DE EMPRESAS

Blogueiras

Stephanie Braga

Stephanie Braga

Cirurgiã Dentista especialista estética facial
Proprietária Instituto Onze

Quezia Pio

Quezia Pio

Esteticista especializada em Ozonioterapia

Lorraine

Lorraine

Esteticista e Biomédica | Mentora da estética e beleza
🚀 Estrategista Digital

abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930