Manter uma rotina capilar é muito importante para ajudar no crescimento saudável dos fios e preservar a saúde do couro cabeludo, porém, se o cronograma capilar for realizado de forma inadequada, pode causar o efeito reverso, e aumentar a queda de cabelo!
Para te ajudar nesse processo, listamos 10 erros que você pode estar cometendo ao realizar o seu cronograma capilar e que estão impedindo você de ter o cabelo dos seus sonhos.
1 – Lavar o cabelo em excesso
O ideal é lavar os cabelos todos os dias, é uma higiene como qualquer outra, porém é necessário tomar cuidado em como esse processo é realizado. Se os produtos que você utiliza para higienização são muito agressivos, ou a água está em temperatura inadequada, pode gerar um efeito rebote, a fibra capilar irá ficar seca e áspera e o couro cabeludo ficará mais oleoso para compensar a retirada constante de água e nutrientes.
2 – Uso de produtos ruins
Se você não usa produtos adequados ao seu tipo de cabelo, pode prejudicar os fios e o couro cabeludo. Investir em fórmulas tecnológicas que contam com ativos concentrados é a melhor opção.
3 – Não consultar um profissional
Quando você está tratando os seus cabelos, é importante manter um acompanhamento profissional para auxiliá-lo no processo. Consulte o seu dermatologista ou tricologista para verificar o progresso do seu tratamento e conferir se está tudo bem com sua saúde. Visite um cabeleireiro para analisar a qualidade do fio e indicar o tratamento mais adequado para você.
4 – Frequência inadequada do uso de produtos
Se você não realiza a hidratação, nutrição e reconstrução em uma frequência adequada, sua rotina capilar não irá funcionar da maneira que você espera. É necessário entender qual a maior necessidade do seu fio de cabelo para saber quantas vezes você irá fazer cada tratamento.
5 – Uso inadequado de dispositivos
Se você está fazendo tratamento para queda de cabelo com LEDterapia com dispositivos é importante se atentar ao tempo correto de uso. Durante o tratamento, o ideal é usar 1 vez ao dia, todos os dias. Você pode usar até 3 vezes, mas isso pode ser prejudicial, pois seu couro pode ficar mais acostumado com a ação dos LEDs e não trabalhar da maneira ideal. Depois de 4-6 meses, você poderá usá-lo 2 a 3 vezes por semana para manter os resultados.
6 – Excesso de calor
Uso de secador, chapinha, babyliss gera calor excessivo nos fios, o que não anula completamente o efeito do cronograma capilar, mas tira a intensidade do tratamento. O recomendado é tentar evitar ao máximo o uso e, caso não tenha outra saída, não se esquecer de utilizar um protetor térmico.
7 – Procedimentos químicos
Fazer descoloração ou coloração, luzes e outros procedimentos químicos no cabelo danificam a haste do fio e pode torná-lo quebradiço, aumentando a queda do cabelo por quebra. Isso torna os resultados do cronograma capilar muitas vezes imperceptível, devido aos danos frequentes.
8 – Tratamento em excesso
Fazer o processo de hidratação, nutrição e reconstrução muitas vezes por semana pode prejudicar o fio, já que ele não aguentará o excesso de produtos. Os ativos ficarão acumulados no cabelo e o resultado do tratamento não será o esperado.
9 – Cópia do cronograma capilar de outra pessoa
Cada cabelo é único e, portanto, necessita de um cronograma individual e personalizado para trazer melhores resultados.
10 – Confundir umectação com nutrição
Um erro bastante comum na rotina capilar é achar que nutrição e umectação são a mesma coisa. A umectação é um tratamento feito a base de óleos vegetais que ajuda a selar as cutículas e assim guardar o tratamento realizado anteriormente dentro do fio. A nutrição entra em outras camadas do fio e confere maciez e brilho aos cabelos
Fonte: Capellux
Add Comment