Início » Rotina de cuidados com o cabelo ganha novos passos. Conheça as novidades que tomam conta do mercado
Moda & Estilo

Rotina de cuidados com o cabelo ganha novos passos. Conheça as novidades que tomam conta do mercado

Influenciados pelo universo do skincare, novos produtos e ingredientes invadem os cuidados capilares e aquecem a busca por fios mais saudáveis

Ao pensar nos cuidados com o cabelo, o que vem à sua cabeça? Shampoo, condicionador e máscara de tratamento, provavelmente. Talvez um leave-in para ajudar a desembaraçar os fios e protegê-los das ferramentas térmicas ou ainda um óleo para uma dose extra de brilho. Nos últimos tempos, porém, os cuidados capilares ganharam mais espaço no nécessaire com uma avalanche de fórmulas que fogem desse bê-a-bá tradicional e uma nova proposta para o ritual diário. A tendência batizada de “skinificação do cabelo”, leva os hábitos e ingredientes que se popularizaram no tratamento da pele também para a manutenção das mechas.

O boom na categoria de cuidados com o couro cabeludo, que tomou conta das redes sociais e das gôndolas das farmácias e perfumarias em 2023, é só um dos exemplos desse direcionamento. No TikTok, um dos principais motores da indústria da beleza atualmente, a hashtag #haircare acumula impressionantes 38 bilhões de visualizações. “Estamos falando de um passo a passo completo: esfoliante, sérum, máscara de argila e tratamento noturno – tudo para o cabelo. A ciência descobriu que existem possibilidades de melhorar os fios com ingredientes que já estávamos acostumados. Além disso, os consumidores estão mais conscientes de que, para ter cabelos bonitos, eles precisam, acima de tudo, serem saudáveis”, comenta o hairstylist Marcos Proença.

Para o tricologista e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, Adriano Almeida, a pandemia foi uma das responsáveis por impulsionar o movimento. “Houve um crescimento no apetite das pessoas por cuidados profissionais em casa, especialmente durante o lockdown, quando os salões ficaram fechados. A queda capilar, uma das consequências da Covid-19, também aumentou a busca por mais soluções que revertessem esse quadro. Na nossa cultura, o cabelo representa uma parte essencial para a autoestima, e a indústria entendeu que havia uma fatia ainda não explorada. Tudo isso direcionou o mercado para onde estamos hoje: com cada vez mais possibilidades de produtos”, analisa.

De olho nesse sucesso, marcas de skincare também têm flertado com a categoria de cuidados capilares e levado sua expertise e os tradicionais ingredientes usados na pele, como ácido hialurônico, niacinamida e pantenol, para o setor. Em 2022, a francesa Guerlain estendeu sua linha best-seller Abeille Royale para os cabelos. Essa foi a primeira movimentação da grife neste mercado desde os anos 1970. O Sérum para Cabelo e Couro Cabeludo foi o produto de estreia, seguido por shampoo, condicionador, máscara e uma escova.

Produtudos para cabelo com ativos de skincare ganham protagonismo nas rotinas — Foto: Reprodução
Produtudos para cabelo com ativos de skincare ganham protagonismo nas rotinas — Foto: Reprodução

Segundo relatório da agência de pesquisa Mordor Intelligence, o Brasil tem o maior mercado de cuidados capilares da América Latina. Somado a isso, os especialistas ouvidos para esta reportagem concordam que tratar o cabelo como extensão da pele está longe de ser uma moda passageira. Cenário que torna o país terreno fértil para a tendência ganhar mais popularidade. “É um novo padrão de comportamento que vai angariar tempo na rotina de autocuidado e permanecer, assim como foi com o skincare. Dedicar alguns minutos extras do seu dia para os fios se tornará cada vez mais comum”, completa Adriano Almeida.

Apesar de importante, os cuidados, se exagerados, podem ter o efeito contrário ao desejado. Para entender quais produtos e etapas precisam fazer parte da rotina, a dermatologista Luciana Passoni aconselha consultar um médico especialista para, juntos, criarem o melhor protocolo capilar. “Tudo em excesso faz mal. Assim como no skincare, exagerar na esfoliação ou aplicar camadas de diferentes produtos com diversos componentes nos cabelos pode levar a uma série de problemas, como o aumento da oleosidade, poros entupidos, alergias e, até mesmo, em casos mais graves, o enfraquecimento do fio e, consequentemente, a queda de cabelo.”

Fonte: Vogue

DESTAQUE NO GUIA DE EMPRESAS

Blogueiras

Stephanie Braga

Stephanie Braga

Cirurgiã Dentista especialista estética facial
Proprietária Instituto Onze

Quezia Pio

Quezia Pio

Esteticista especializada em Ozonioterapia

Lorraine

Lorraine

Esteticista e Biomédica | Mentora da estética e beleza
🚀 Estrategista Digital

abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930