Início » Tendências da moda: como são definidas e como acompanhá-las
Moda & Estilo

Tendências da moda: como são definidas e como acompanhá-las

Você já parou para se perguntar como as tendências da moda são ditadas? Todos os anos, novas trends aparecem no mundo das passarelas com novidades que, muitas vezes, retomam e ressignificam o que já esteve em alta em anos anteriores.

Então, se você adora seguir tendências da moda e tem interesse em saber mais sobre o assunto, prossiga com a leitura! Além de explicar a lógica sobre o tema, selecionamos algumas trends que estão em alta. Vamos lá?

Afinal, o que é moda?

Antes de tudo, é importante entender o que é moda. O conceito envolve a ideia de evidenciar roupas, sapatos e acessórios que as pessoas vão usar ou estão usando durante um determinado período.

Além disso, a moda é uma forma de cultura, comunicação, expressão e identidade, tanto individual quanto coletiva. Nesse sentido, ela reflete e expressa experiências, eventos e períodos políticos ou sociais.

Portanto, tendências da moda são preferências de vestuário que permanecem em alta durante períodos específicos, sejam eles curtos ou longos. É possível afirmar que essas trends vão muito além da estética, ou seja, elas são verdadeiras representantes históricas!

Como uma tendência é definida?

Como as últimas tendências da moda são definidas? As novidades originam-se a partir de macrotendências de comportamento e consumo, observadas a um nível global. Isso significa que os movimentos e os assuntos que influenciam a sociedade também se refletem nas roupas e nos acessórios que usamos durante o ano.

Para definir essas macrotendências, economistas, psicólogos e sociólogos analisam todas as temáticas relevantes e traçam previsões comportamentais. A partir disso, empresas do ramo da moda do mundo todo exploram essas trends, interpretando-as em um contexto que faça sentido para o público e o mercado.

Há momentos inesperados na história, como a pandemia da COVID-19 em 2018, que se tornam tão relevantes ao ponto de ditar comportamentos e tendências. No contexto do lockdown, por exemplo, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa, o que impulsionou a tendência comfy e, posteriormente, a moda dopamine dressing.

Como acompanhar as trends?

Como saber quais são as tendências da moda? O primeiro passo é entender que, normalmente, essas trends são definidas um ano antes. Há exceções que podem mudar isso, mas, em geral, elas são planejadas. Na sequência, as peças são apresentadas nas passarelas e, por fim, chegam ao consumidor.

Inclusive, os desfiles de moda são uma ótima forma de acompanhar tudo o que vai rolar nas próximas temporadas. Para saber o que está em alta, outra estratégia é acompanhar revistas, blogs, reality shows e séries sobre moda e influenciadoras digitais que trazem esse tipo de conteúdo.

Tendências da moda para 2023

Agora que você já sabe como as trends surgem, que tal conferir a nossa seleção de looks tendência para 2023? Assim, você já pode ir planejando as produções para o novo ano que se inicia!

tendências da moda - modelo com roupa laranja

Tendência oversized

tendência oversized é uma herança da moda comfy, já que preza pelo conforto. A ideia é utilizar peças de roupas e bolsas em tamanhos propositalmente maiores.

A bolsa sacola, por exemplo, é uma ótima representante dessa trend. Combinada com uma calça jeans skinny e uma t-shirt oversized, o resultado é um look moderno e superdescolado.

Prefere um look mais elaborado? Então, invista no conjunto de terninho oversized! Dentro da trend Night Luxe, essa aposta é sucesso! Complemente com um scarpin ou com uma sandália de salto fino e tenha um visual perfeito para festas ou jantares finos.

Tendência animal print

Se há uma trend que nunca sai de moda é a tendência animal print! Nessa estética, são exploradas estampas de zebra, leopardo, onça e outros animais. O segredo é saber harmonizá-la em um look equilibrado.

Para tanto, a dica é introduzir apenas um ou dois itens em animal print, como a sapatilha ou a bolsa. Gosta de um look ousado e adora roupas com estampa de oncinha? Nesse caso, a sugestão é reservar o protagonismo para a roupa e investir em acessórios com tonalidades lisas, preferencialmente em cores neutras.

Tendência flat

Por fim, não podemos deixar de mencionar as tendências de sandálias flats, ou seja, sem salto. Perceba que, nos últimos anos, a moda tem priorizado o conforto e o bem-estar cada vez mais.

É nesse contexto em que os calçados com solados retos vêm obtendo destaque. Portanto, aposte em rasteirinhas e papetes! Além de lindas e aconchegantes, elas são perfeitas para os dias quentes.

Engana-se quem pensa que esses sapatos funcionam somente em looks casuais. Na Corello, por exemplo, você encontra modelos de rasteirinhas metalizadas e com apliques que são perfeitas para compor um visual mais elaborado. Além disso, lembre-se que a escolha da roupa e da bolsa também ajudam a elevar a produção.

Fonte: https://corello.com.br/

About the author

Avatar

ESTETICASHOP

Add Comment

Click here to post a comment

DESTAQUE NO GUIA DE EMPRESAS

Blogueiras

Stephanie Braga

Stephanie Braga

Cirurgiã Dentista especialista estética facial
Proprietária Instituto Onze

Quezia Pio

Quezia Pio

Esteticista especializada em Ozonioterapia

Lorraine

Lorraine

Esteticista e Biomédica | Mentora da estética e beleza
🚀 Estrategista Digital

abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930