Início » Treino no calor: 5 fatores que você precisa tomar cuidado
Estética & Beleza

Treino no calor: 5 fatores que você precisa tomar cuidado

Com temperaturas acima do normal é preciso tomar alguns cuidados antes, durante e depois das práticas esportivas. Confira quais são eles!

Concluir um treino no calor é, para muitas pessoas, até mais desafiador do que praticar atividades físicas no inverno. Isso porque, por mais que a disposição esteja lá em cima nos dias ensolarados, as altas temperaturas podem render sensações de mal estar para muita gente.

A boa notícia é que, apesar de os dias mais quentes poderem dificultar a prática de atividades físicas, é possível manter a rotina de exercícios tomando cuidados básicos na hora do treino. Quem afirma isso é  o professor e personal trainer da Academia Gaviões, Antonio Rebolho, que separou algumas dicas para treinar sem sofrer. Veja a seguir!

Alimentação

“Indico o consumo de alimentos naturais, que vão dar uma vascularização maior ao corpo, o que confere mais energia para o exercício, porém não vão aumentar a temperatura interna. Um bom alimento que pode ser usado em dias de calor por exemplo é a beterraba, que aumenta o nitrogênio muscular e dá disposição para a atividade. O tubérculo pode ser consumido tanto como suco quanto em saladas. Esse é um excelente pré-treino”, recomenda Rebolho.

Horário e roupas

“Evite horários como o do meio-dia e quando existe maior concentração de calor, assim é possível ter mais rentabilidade nos exercícios. Também é essencial a escolha por trajes esportivos mais leves, que tenham uma boa absorção de suor”, alerta o profissional.

Exercícios

O personal trainer ressalta que  todos os grupos musculares podem e devem ser trabalhados normalmente, nenhuma atividade precisa ficar de fora por conta do clima. “O aluno pode fazer um treino fullbody, onde se trabalha o corpo inteiro com uma intensidade média ou baixa. Isso vai rentabilizar mais a sua sequência de exercícios naquele dia. Essa estratégia não fadiga um grupo muscular eespecífico e sim trabalha o corpo de uma forma completa.”

Hidratação

“Assim como é necessário que o aluno esteja muito bem alimentado, a água desempenha um papel fundamental na hidratação. Uma boa opção é sempre carregar um isotônico, alguma fonte de nutrição líquida de rápida absorção antes ou após a atividade”, explica Rebolho.

Pós-treino

“Ao finalizar a sequência de exercícios, reserve de 5 a 7 minutos para o seu corpo voltar, ter uma homeostase, ou seja, para que seu corpo volte a uma temperatura natural adequada e depoisdisso sim sair da academia. Isso é um pré-cuidado para que o corpo volte a estar de acordo com o ambiente. Se estiver de carro, fique um minutos com circulação de ar considerada boa e depois siga”, o ambiente. Se estiver de carro, fique um minutos com circulação de ar considerada boa e depois siga”, orienta o personal trainer.

Dica para se motivar
“Algo que é muito eficaz é buscar um parceiro de treino que esteja com o mesmo objetivo. Isso pode te trazer uma maior motivação e principalmente em dias quentes que são mais desgastantes. Ter um amigo que acompanhe a rotina de atividades pode ajudar bastante na motivação e para manter o foco”, finaliza Rebolho.

Fonte: boaforma

 

About the author

Avatar

Suporte

Add Comment

Click here to post a comment

DESTAQUE NO GUIA DE EMPRESAS

Blogueiras

Stephanie Braga

Stephanie Braga

Cirurgiã Dentista especialista estética facial
Proprietária Instituto Onze

Quezia Pio

Quezia Pio

Esteticista especializada em Ozonioterapia

Lorraine

Lorraine

Esteticista e Biomédica | Mentora da estética e beleza
🚀 Estrategista Digital

abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930