Início » Tecnologia na moda: 6 inovações da indústria têxtil
Moda & Estilo

Tecnologia na moda: 6 inovações da indústria têxtil

Quando falamos sobre o futuro da indústria têxtil, o uso da tecnologia na moda ganha destaque. Engana-se quem pensa que isso significa somente mudanças visuais nas roupas.

Além das inovações no design, a tecnologia na moda impacta desde a produção até os tradicionais desfiles. O resultado não poderia ser melhor: essa nova abordagem permite a criação de peças mais sustentáveis e funcionais, beneficiando desde a cadeia produtiva até o consumidor final.

Ficou curiosa e quer saber mais sobre a tecnologia na moda? Então, prossiga com a leitura e confira seis inovações da indústria têxtil que prometem revolucionar a maneira como nos vestimos. Vamos lá?

O que é a tecnologia aplicada à moda?

A tecnologia na moda costuma envolver o uso de softwares, tecidos inteligentes e até mesmo inteligência artificial. Isso significa que a produção passa a ser pensada a partir de diferentes vieses que vão além da aparência da roupa.

Por exemplo, com o uso de novas tecnologias, é possível confeccionar sandálias da moda a partir de resíduos biodegradáveis, como adubo. Além disso, as criações podem ser feitas 100% em ambiente virtual, reduzindo o impacto ambiental e o uso de recursos como papel e plástico.

O uso da realidade aumentada também é outra tecnologia que promete revolucionar o mundo da moda. Com o metaverso, vai ser possível provar roupas, sapatos e acessórios sem sair de casa em um futuro não tão distante.

Seis inovações da indústria têxtil

As mudanças no mundo da moda feminina já começaram e prometem explorar cada vez mais o uso da tecnologia. As novidades proporcionadas por essa nova realidade são inúmeras, devendo popularizar-se e tornar-se acessíveis gradativamente.

Nesse sentido, vale mencionar o icônico desfile da grife Coperni na Semana de Moda de Paris, em 2022. Ao vivo, a modelo entrou no palco seminua e teve o vestido pintado no corpo. O spray utilizado é feito com fibras sintéticas e, após evaporar, solidifica-se, de forma a criar uma peça sólida e totalmente ajustada.

Para que você entenda o grande impacto na moda ocasionado pela tecnologia, reunimos seis inovações da indústria têxtil que valem a pena conhecer. Confira-as e prepare-se! Em um futuro não tão distante, muitas delas devem chegar — ou já chegaram — às vitrines das lojas.

tecnologia na moda - imagem de modelo com sandália e roupa azul

Tecido antibacteriano, antiviral e antiodor

Tecidos antibacterianos e antivirais são grandes apostas da moda tecnológica. Eles podem ser feitos de fibra natural ou sintética e possuem propriedades capazes de evitar a proliferação de determinados vírus, bactérias e até mesmo fungos.

Além disso, utilizam-se tecnologias que eliminam odores, o que ajuda a garantir a higiene e o conforto, principalmente em looks esportivos. Após a experiência da pandemia da COVID-19, em 2019, a procura por esse tipo de tecido deve seguir em alta.

Impressão 3D

A impressão 3D já é utilizada em diversos segmentos industriais. A máquina é capaz de produzir desde automóveis até roupas, bolsas, sapatos e acessórios totalmente personalizados.

Peças com colágeno

O colágeno é muito conhecido pela indústria farmacêutica por ser capaz de trazer mais firmeza e maciez à pele. Pensando nisso, foram criadas roupas com colágeno marinho. Além de contribuir com a moda sustentável, a substância não sai após as lavagens.

Couro biofabricado

Outra novidade proporcionada pelo uso da tecnologia na moda é o primeiro couro biofabricado do mundo. O material se chama Zoa e não possui origem animal. Resistente, belo e durável, a ideia é aplicá-lo em bolsas, carteiras, cintos e sapatos, além de bancos de automóveis.

Roupas virtuais

Com o advento do metaverso e das NFTs, não podemos deixar de mencionar as roupas virtuais. Imagina poder provar uma roupa sem sair de casa? No ambiente virtual, isso já é possível e cada vez mais lojas devem adotar a prática.

Desfiles no metaverso também vão ser comuns. Dessa forma, vai ser possível ver a Semana de Moda de Paris ou de Milão do conforto do sei lar. Ainda, vale mencionar as NFTs. Há registros de NFTs de tênis vendidos por somas milionárias. Observe o tamanho do impacto que as roupas virtuais podem causar!

Roupas inteligentes

Em 2019, a USP (Universidade de São Paulo) criou uma roupa inteligente composta por centenas de microleds e sensores eletrônicos. O objetivo da peça é promover o monitoramento da saúde do usuário, o que pode ser interessante para pessoas com doenças cardíacas e diabetes, por exemplo.

Ainda sobre as roupas inteligentes, é possível que sejam criadas roupas que mudam de cor por meio da tecnologia fotocromática. Outra inovação que vale destacar é a criação de tecidos sensíveis às mudanças de temperatura. A ideia é criar peças capazes de se adaptar ao calor ou ao frio.

Fonte: https://corello.com.br/

About the author

Avatar

ESTETICASHOP

Add Comment

Click here to post a comment

DESTAQUE NO GUIA DE EMPRESAS

Blogueiras

Stephanie Braga

Stephanie Braga

Cirurgiã Dentista especialista estética facial
Proprietária Instituto Onze

Quezia Pio

Quezia Pio

Esteticista especializada em Ozonioterapia

Lorraine

Lorraine

Esteticista e Biomédica | Mentora da estética e beleza
🚀 Estrategista Digital

abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930