Início » Tônico capilar para o cabelo crescer mais rápido: dermatologista revela os melhores
Saúde e Alimentação

Tônico capilar para o cabelo crescer mais rápido: dermatologista revela os melhores

Você está com queda de cabelo ou tem reparado que seus fios estão demorando muito para crescer? Provavelmente tudo o que você precisa para dar uma turbinada no crescimento é de um tônico capilar poderoso. Mas qual é o produto mais recomendado para este caso? A escolha certa está nos ingredientes que compõem a solução! É importante buscar um tônico capilar para crescimento que tenha ativos que nutrem e contribuem para o aumento do tamanho das madeixas, como é o caso da cafeína, por exemplo.

Conversamos com o dermatologista Lucas Miranda, que revelou a real função do tônico capilar, como aplicar corretamente no cabelo e as melhores substâncias que o produto precisa ter.

Por que alguns cabelos demoram a crescer mais do que outros?

A velocidade com que o cabelo cresce é determinada de acordo com a sua herança genética. Se os seus pais têm um crescimento lento dos fios, é bem provável que as suas madeixas sigam o mesmo padrão. De acordo com o dermatologista, o crescimento do cabelo ocorre em diferentes fases: anágena, catágena e telógena.

“A fase anágena é a fase de crescimento ativo, na qual o cabelo cresce de sua raiz e pode durar de dois a seis anos. A fase catágena é uma fase de transição que dura cerca de duas a três semanas, durante a qual o cabelo para de crescer e o folículo se retrai. A fase telógena é a fase de repouso, que pode durar alguns meses, depois da qual o cabelo cai para dar lugar a um novo fio de cabelo que começa o ciclo novamente”, esclareceu.

Leia mais: Queda de cabelo: 6 sinais com os quais você deve se preocupar

Além disso, existem outros fatores que afetam o crescimento do cabelo, como deficiências nutricionais, alterações hormonais, oleosidade e tratamentos químicos. A nutrição desempenha um papel crucial aqui. A vitamina A, por exemplo, é essencial para a saúde do tecido capilar. A falta dela no organismo reduz a atividade celular, aumentando o risco de infecções e, possivelmente, contribuindo para a queda de cabelo. Neste caso, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, abóbora, tomate e vegetais de folhas escuras.

Tônico capilar: para que serve?

O tônico capilar é um item que pode fazer toda a diferença na rotina de cuidados com os cabelos. O Dr. Lucas Miranda ressalta que esse tratamento é formulado para fortalecer a raiz do cabelo, melhorar a saúde do couro cabeludo e estimular o crescimento dos cabelos. São inúmeros os benefícios do tônico para quem busca manter os cabelos bonitos e saudáveis:  “Ele pode conter ingredientes que ajudam a limpar os poros do couro cabeludo, nutrir os folículos pilosos e melhorar a circulação sanguínea, o que pode promover um ambiente mais saudável para o crescimento do cabelo. Alguns tônicos também podem ajudar a reduzir a queda de cabelo e a caspa”, detalhou o dermatologista.

Tônico capilar para crescimento: quais ativos o produto deve ter?

O tônico capilar que usamos em casa pode ser composto por vários ativos, mas existem aqueles ingredientes versáteis que ajudam no crescimento e ainda proporcionam uma série de vantagens para a saúde das madeixas. O dermatologista diz que o Minoxidil é o principal medicamento receitado para quem sofre com a queda de cabelo. “Ele funciona como um estimulante de crescimento de novos folículos, encurtando o tempo de recuperação dos fios. O ativo pode ser usado de forma tópica, direto no couro cabeludo, ou ingerido em comprimidos”.

Outra opção bastante receitada é a biotina que, embora seja muito usada, o médico revela que não há evidência científica que a substância ajuda em casos de queda de cabelo. O Dr. Lucas ainda cita o óleo de rícino, que é substância muito famosa por prometer o crescimento dos fios, mas acaba que se encaixa nessa mesma categoria: “Apesar de ajudar a manter o couro cabeludo hidratado e nutrido e, consequentemente, deixar os cabelos mais bonitos, também não possui evidências científicas para afirmar que ele possa estimular o nascimento de novos fios”.

No caso da cafeína, que também é um ingrediente muito presente nos tônicos, existe um estudo alemão que fala que o uso da substância pode incentivar um crescimento 25% mais rápido do cabelo, contribuindo também para o aumento do volume.

Apesar de não precisar de receita para usar, o dermatologista alerta que a escolha dos ativos deve sempre ser baseada nas necessidades individuais do paciente e no diagnóstico de um profissional. “Só depois de uma análise minuciosa de cada caso, feita de forma muito individualizada, é que se pode fechar diagnósticos e as melhores e mais efetivas formas de tratamento”.

 Além disso, a eficácia pode variar de pessoa para pessoa, e o acompanhamento médico é essencial para determinar o que é mais seguro para problemas capilares.

Como aplicar tônico capilar para crescimento nos cabelos?

Para fazer efeito, o tônico capilar para crescimento deve ser aplicado de uma forma bem específica no cabelo. O especialista conta que não existe muito mistério, mas é importante seguir o passo a passo para garantir os melhores resultados do tratamento:

  1. Antes de aplicar o tônico, lave o cabelo com seu shampoo diário de costume;
  2. Com os cabelos limpos, aplique o tônico diretamente no couro cabeludo usando o aplicador ou os dedos.;
  3. Após a aplicação, é importante massagear gentilmente o couro cabeludo com as pontas dos dedos para distribuir o tônico de maneira uniforme e para estimular a circulação sanguínea.;
  4. Não enxágue o tônico; deixe-o no couro cabeludo para permitir que os ingredientes atuem.

É importante seguir as instruções de uso do produto específico, pois a frequência e o método de aplicação podem variar.

6 dicas de como melhorar o crescimento dos cabelos

1. Manter o couro cabeludo sempre limpo, já que o excesso de oleosidade pode prejudicar a nutrição das madeixas;

2. seguir uma dieta equilibrada rica em vitaminas, minerais e proteínas;

3. evitar tratamentos químicos agressivos e o uso excessivo de ferramentas de calor, como secador, chapinha e difusor;

4. massagear regularmente o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea;

5. tentar reduzir o estresse através de técnicas de relaxamento ou exercícios;

6. considerar o uso de tônicos e suplementos específicos para o crescimento saudável dos fios.

Fonte: minhavida

About the author

Avatar

Suporte

Add Comment

Click here to post a comment

DESTAQUE NO GUIA DE EMPRESAS

Blogueiras

Stephanie Braga

Stephanie Braga

Cirurgiã Dentista especialista estética facial
Proprietária Instituto Onze

Quezia Pio

Quezia Pio

Esteticista especializada em Ozonioterapia

Lorraine

Lorraine

Esteticista e Biomédica | Mentora da estética e beleza
🚀 Estrategista Digital

abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930