Início » DIVERSOS Continua brilhando? Veja dicas de especialistas para tirar o glitter do carnaval
Moda & Estilo

DIVERSOS Continua brilhando? Veja dicas de especialistas para tirar o glitter do carnaval

Na hora de voltar para a realidade, tirar o brilho da pele e dos cabelos nem sempre é uma tarefa fácil

Uma das folias mais alegres do Brasil chegou ao fim. E depois de dias usando e abusando das cores e do brilho, é  hora de voltar para a realidade. Além de lidar com a ressaca e com a saudade do carnaval, tirar o glitter do corpo e dos cabelos não é uma tarefa fácil.

Há quem diga que a validade do brilho pode durar até dez dias após a aplicação, porém, especialistas dão dicas do que fazer para auxiliar na remoção saudável dessas partículas que se escondem em todas as partes do corpo. A reportagem do portal O TEMPO ouviu dermatologistas e biomédico que também alertam sobre o que não fazer na hora de retirar o brilho. Veja:

Por que o glitter gruda tanto?

O dermatologista e professor de medicina da Faseh, Rotsen Caetano, explica que o glitter gruda em nossa pele e em nossos cabelos por causa da gordura:

“O glitter geralmente é feito de plástico ou de algum outro tipo de polímero junto com um corante. E o plástico, ele gosta muito de gordura. Então toda vez que ele junta na gordura que a nossa pele produz, ele fica grudado. Então a nossa pele já produz gordura de uma maneira natural. A mesma coisa o cabelo. O cabelo tem a produção de óleos e gorduras, o sebo natural da pele”, explica.

Portanto, existem alguns produtos que funcionam como “detergentes” e que podem ajudar na remoção dessas “gorduras”. Sabonete de glicerina, shampoo anti-resíduo e óleos corporais são indicados:

“Como o glitter costuma ficar na gordura, a gente tem que usar um detergente mesmo, que vai interagir tanto com a gordura quanto com a água. Aquilo ali vai deixar o glitter mais solto e vai possibilitar que esse glitter seja removido com facilidade. Então os shampoos já são detergentes, além do sabão e do detergente. Claro que a gente não vai usar detergente na pele, mas o ideal é um sabonete de glicerina ou então um de uso normal da pessoa mesmo” afirma Rotsen.

Até mesmo produtos de bebês são indicados para ajudar a soltar as partículas do corpo. É o que indica o biomédico e professor universitário Tiago Martins:

“Eu recomendo o uso de óleo para bebês ou cremes hidratantes. Aplicá-lo sobre a área com glitter ajuda a soltar as partículas, permitindo que sejam removidas mais facilmente sem esfregar a pele de forma agressiva. Depois de fazer isso, o glitter pode ser delicadamente limpo com um pano macio ou algodão”, afirma.

Para os cabelos, o biomédico também dá dicas que podem facilitar na limpeza:

“Pode ser interessante, antes de lavar o cabelo com shampoo, passar uma boa  quantidade de creme nos fios, pois eles vão funcionar de forma emoliente e vão ajudar a soltar o glitter que está preso nos fios”.

Todos os especialistas ouvidos pela reportagem afirmam que esfregar a pele e os cabelos pode ser prejudicial, além de não ser eficaz:

“É importante não esfregar a pele ou os cabelos de forma agressiva ao tentar remover o glitter, pois isso pode causar irritação, arranhões ou danos tanto à pelo quanto ao cabelo. Evite também usar produtos químicos fortes ou abrasivos. A chave é fazer todo o processo com calma e cuidado”, orienta o biomédico.

A dermatologista Marcella Mattos também não indica a esfoliação:
“Isso pode agredir ainda mais a pele e o couro cabeludo”, orienta.

Outro alerta importante feito por especialistas é em relação a importância do descarte correto do brilho para não prejudicar o meio ambiente:

“Ao eliminar os glitters da pele, o algodão ou pano devem ser jogados no lixo, evitando contato com a água e, como consequência, a contaminação de rios, oceanos e vida marinha”, finaliza o biomédico Thiago Martins.

Fonte: O Tempo

DESTAQUE NO GUIA DE EMPRESAS

Blogueiras

Stephanie Braga

Stephanie Braga

Cirurgiã Dentista especialista estética facial
Proprietária Instituto Onze

Quezia Pio

Quezia Pio

Esteticista especializada em Ozonioterapia

Lorraine

Lorraine

Esteticista e Biomédica | Mentora da estética e beleza
🚀 Estrategista Digital

abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930